quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Resenha: O Guia do Mochileiro das Galáxias


Nome do autor: Douglas Adams.
Nome original da obra: The Hitchhiker's Guide To The Galaxy.
Nome traduzido da obra: O Guia do Mochileiro das Galáxias.
Editora: Sextante.
Volumes: 5.
Números de páginas: Varia de 144 a 192, dependendo do livro.
Nota que eu dou pra série completa: 3 (de 5) estrelas. 

Sinopse: Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

Depois de praticamente vinte e um dias tentando me livrar da raiva que o quinto livro gerou, finalmente decidi que era hora de falar alguma coisa sobre isso.

"O Guia do Mochileiro das Galáxias diz o seguinte a respeito de voar:

Há toda uma arte, ele diz, ou melhor, um jeitinho para voar.

O jeitinho consiste em aprender como se jogar no chão e errar."

Só por esse fragmento dá pra perceber o humor sarcástico do Douglas. Além disso, também vemos o quanto ele simplifica os fatos depois de dar uma ilusão de importância pra eles. O que pude perceber quando cheguei ao final da série foi que tudo não passava de uma brincadeira. Claro que você percebe que ele "trolla" os leitores várias vezes durante o decorrer da história, mas é só quando chega no último capítulo que você percebe que realmente não tem um enredo e que tudo foi apenas perda de tempo, dinheiro e energia.

Do primeiro ao quarto livro você ri das coisas idiotas que acontecem porque elas eram, em sua maioria, óbvias e justamente por serem óbvias dificilmente são previstas e acaba que você ri disso. Como diria o próprio Douglas "um erro comum que as pessoas cometem quando tentam fazer algo que seja completamente a prova de imbecis é subestimar a ingenuidade de completos imbecis" e é exatamente isso que acontece quando chegamos ao quinto livro.


Ah, esse quinto livro... Mais tedioso do que o Zaphod (um personagem da série). Tão chato que eu quase desisti de ler, mas como sou uma pessoa perseverante e queria saber no que toda essa história aleatória iria dar continuei lendo. E teria ficado melhor se eu tivesse simplesmente parado. "Por que?" vocês devem se perguntar. Porque, meus caros leitores, os capítulos não parecem ter conexão nenhuma, dando a impressão de que o Douglas estava tão sem ideia que começou a escrever o que tava com vontade. Ele fez as coisas tão aleatoriamente que deu o nome de uma das personagens de RANDOM. Sem brincadeira. E como se isso não bastasse ele ainda fez o favor de [spoiler] terminar o livro exatamente do mesmo jeito que a história começou. Mais de oito anos se passaram entre o primeiro e o quinto livro e a criatura resolve começar e terminar com o mesmo evento. [/spoiler]

"Ah, mas tem o sexto livro que o Eoin Colfer escreveu" tá bom, porém depois que você se decepciona com o final, que valor tem ler um livro que foi uma continuação do que supostamente não era pra continuar? E pra mim o Douglas, pelo jeito que ele terminou o quinto livro, deixou bem claro que não era ter mais nada dessa série.

Meu conselho pra cada um de vocês é: se querem ler, leiam. Mas não leiam o quinto livro em hipótese alguma, senão vão ficar com raiva e odiar tudo, que nem eu.

Beijos, até a próxima!

2 comentários:

  1. Finalmente estou com os 5 livros na minha estante e não sei se retomo a leitura rssssssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lê sim, dai você tira suas próprias conclusões. Mas assim, pra mim, o quinto livro foi 100% desnecessário.

      Excluir

Olá pessoas!

Respeitem os colegas e não exagerem com propagandas aleatórias, ok?

Obrigada por visitar nosso querido blog e comentar! (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚

Tecnologia do Blogger.
bookworm like © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.