quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Resenha: Um Estudo em Vermelho

Post feito em homenagem ao aniversário de 162 dois anos do Sherlock Holmes ("nascido" dia 6 de Janeiro de 1854).

"To a great mind, nothing is little"
Arthur Conan Doyle, a Study in Scarlet.


Nome do autor: Sir Arthur Conan Doyle
Nome original da obra: A Study in Scarlet
Volumes: Único
Número de páginas: 108
Nota que eu dou: 4 (de 5) estrelas

Sinopse: 'Um estudo em vermelho' é a primeira história de Sherlock Holmes. O livro propõe um enigma terrível e invencível para a polícia, que pede auxílio a Holmes - um homem é encontrado morto, sem ferimentos e cercado de manchas de sangue. Em seu rosto uma expressão de pavor. Um caso para Sherlock Holmes e suas fascinantes deduções narrado por seu amigo Dr. Watson, interlocutor sempre atento e não raro maravilhado com a inteligência e talento do detetive.

Londres, 1881. Um médico do exército retorna ao seu país após passar anos terríveis na guerra do Afeganistão. Ferido e sem condições de pagar por uma moradia, ele se muda com um completo estranho para o apartamento 221 B na Baker Street. Agora, ele terá que se acostumar as peculiaridades de seu companheiro. De quem será a vez de pagar a conta de gás? Qual canal de televisão eles devem assistir? Descobriremos nos próximos capítulos...

Pessoas que conhecem o Sherlock sabem que nem o leite ele compra, que dirá pagar a conta de gás.

Brincadeiras a parte, um estudo em vermelho é um dos melhores livros que eu já li. A escrita é boa, a história é interessante e os personagens são apaixonantes logo de cara. As únicas razões desse livro não estar com 5 estrelas são: a) por mais interessante que as histórias sejam, flashbacks sempre me tiram a paciência; b) os personagens poderiam ser um pouco mais profundos.

Fora isso, esse livro é muito bom. O mistério sem solução aparente, os caminhos diferenciados que os detetives Gregson e Lestrade tomam para desvendar o caso, o plot-twist... e até mesmo o que a mídia fala sobre o caso e a bajulação a Scotland Yard. A minha parte preferida é quando o Sherlock consegue deduzir as coisas tão habilmente que deixa o John maravilhado. E essa cena, claro: 


"... You know a conjuror gets no credit when once he has explained his trick, and if I show you too much of my method of working, you will come to the conclusion that I am a very ordinary individual after all."
"... Você sabe que um mágico nunca recebe crédito depois que ele revela seus truques. Se eu te mostrar muito do meu método de trabalho você vai chegar a conclusão de que eu sou um indivíduo comum, apesar de tudo."

"I shall never do that," I answered; "you have brought detection as near an exact science as it ever will be brought in this world."
"Eu jamais farei isso," eu respondi; "você trouxe o nível de detecção para o mais perto de ser uma ciência exata do que jamais feito antes"

My companion flushed up with pleasure at my words, and the earnest way in which I uttered them. I had already observed that he was as sensitive to flattery on the score of his art as any girl could be of her beauty.
Meu companheiro corou de prazer com as minhas palavras, e o jeito sério com que eu as disse. Eu já havia observado que ele era tão sensível a elogios relacionados a sua arte de deduções como uma garota podia ser a respeito de sua beleza.

Que imediatamente me faz lembrar dessa cena:

A amizade deles é tão lendária que quase tenho pena do Arthur Conan Doyle. Ele nunca quis ser lembrado como "o escritor de Sherlock Holmes" mas, mesmo depois de 128 anos do lançamento do primeiro conto, a história deles continua sendo contada e refeita de formas diferentes. E nós temos a maravilhosa versão da BBC, que apesar de não ser 100% fiel ao livro conseguiu ser a melhor adaptação já feita.

Inclusive, se vocês gostam de Sherlock Holmes eu recomendo assistir a série. Atores fantásticos, escrita inovadora e inteligente, e todo o resto também extremamente bem feitos e modernos. A única coisa que vou avisando de cara é: hiatus de dois anos entre cada temporada. 

E assim que eu puder, eu faço resenha dela em detalhes para vocês.

Nos vemos até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoas!

Respeitem os colegas e não exagerem com propagandas aleatórias, ok?

Obrigada por visitar nosso querido blog e comentar! (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚

Tecnologia do Blogger.
bookworm like © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.