terça-feira, 14 de março de 2017

Livro "Cai o Pano" - Agatha Christie #MulheresdaLiteratura


Comecei o livro pegando spoiler, mas a culpa foi toda minha. Em busca de saber qual a sequência da obra acabei descobrindo o que não queria. bruh

No livro temos um Hercule Poirot ainda famoso e agora bem idoso, depois de tantos anos de investigações acaba parando novamente na Mansão Styles, local do seu primeiro caso quando chegou na Inglaterra. Narrando o desenrolar da história temos novamente Hastings, antigo amigo do detetive e também com muita experiência nas costas, assim como algumas perdas.

"Para mim, a chegada a Styles St. Mary foi muito triste e dolorosa. Eu era um refugiado, ferido, exilado, vivendo de caridade num país estranho. Não, não estava nem um pouco feliz. Não sabia naquela época que a Inglaterra viria a ser o meu lar e que seria muito feliz aqui." (p. 15)

Logo de cara sabemos que Hercule tem algum conhecimento do que pode acontecer em Styles, transformada em um tipo de hospedaria e administrada pelo casal Luttrell, muitos convidados distintos aparecem e um deles está sendo investigado por Poirot. Hastings aceita a proposta do amigo de ajudá-lo na nova empreitada e acaba por se tornar seus olhos e ouvidos, visto que o detetive não está exatamente nas melhores condições.

Os primeiros capítulos do livro possuem alguma nostalgia e para quem leu "O Misterioso Caso de Styles" a experiência fica melhor. Confesso que apesar de ter gostado do livro não chega muito perto dos favoritos, mesmo com algumas revelações meio chocantes no final o decorrer da história é um pouco parado. Ou seja, um início bom, o meio chato e o final mais ou menos. Tem algum suspense, mas ainda faltou algo para prender como os antigos. 

Um dos pontos intrigantes é a relação dos jovens x mais velhos, muitos comentários de ambos os lados de forma negativa e talvez seja pelo reflexo do que autora vivia na época. As dificuldades nas relações de pais/mães e filhos, a mudança de pensamentos em relação as gerações e outros.

Das personagens femininas gostei muito da Judith que na maior parte do livro é criticada por sua postura fechada e crítica, percebam que como o livro é narrado por seu pai isso vai aparecer muito. Hastings têm alguns momentos irritantes e Poirot uns bons e outros nem tanto, dos outros personagens o/a assassinx têm uma característica bem relevante e para quem ler deve prestar atenção.

O livro não fica entre os melhores, mas vale a pena ler pela história do Poirot e o final com um plot twist diferente.

Nota: 3,5/5

Título: Cai o Pano
Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira/L&PM
Páginas: + ou - 240
Sinopse: "A convite de Poirot, o capitão Hastings retorna ao local da primeira investigação de ambos: a mansão Styles. O tempo passou: o detetive belga envelheceu e está em uma cadeira de rodas; já a antiga mansão foi reduzida a uma mera hospedaria. A visita, porém, se revela mais que um reencontro entre velhos amigos. O instinto de Poirot, ainda afiado, lhe diz que entre os hóspedes há um assassino. E ele precisa que Hastings o ajude a identificá-lo antes que haja mais uma vítima – e antes que seu tempo acabe."
Créditos: Amazon, Editora Nova Fronteira e Editora L&PM
Compra? Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoas!

Respeitem os colegas e não exagerem com propagandas aleatórias, ok?

Obrigada por visitar nosso querido blog e comentar! (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚

Tecnologia do Blogger.
bookworm like © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.