Vampiros, sangue e pinguins de pelúcia.
Há muito tempo tenho esse livro e finalmente tomei vergonha na cara de ler, principalmente por causa do desafio literário que estou participando. "Prazeres Malditos", livro escrito pela norte-americana Laurell K. Hamilton é o primeiro de uma série de 22 livros, isso mesmo, 22! Descobri depois de terminar, imaginem minha expressão. Lançado no ano de 1993 (no mesmo que nasci, yey), e é protagonizado pela ressuscitadora/caçadora de vampiros/A Exterminadora, Anita Blake, que tem muitos nomes por aí e no decorrer da história explicam melhor.
A história tem como principal mistério o assassinato de vampiros, até aí Anita até tem alguma ideia de que está acontecendo, por ser ligada a polícia. Para esclarecer melhor o mundo sobrenatural é conhecido pelas pessoas comuns e até mesmo os vampiros tem algumas leis regulamentadoras. Porém, na noite em que vai a "Prazeres Malditos" acaba se envolvendo mais ainda no caso, por que a vampira-mestra quer ela investigando, e não é com um pedido amigável, mas com ameaças e torturas.
O livro tem um tanto de horror, com erotismo e mistério, alguns momentos confesso que deu uma agonia e a Anita sai bem machucada em algumas lutas. Alias, para completar não tem só vampiros aparecendo, apesar de serem ponto forte na trama. Eles não são tão romantizados como em alguns livros, talvez por a Anita ver o mais real, mesmo que em certos momentos questione seus princípios.
Falando nela, é uma personagem muito boa, no sentido da sua construção, por mais que seja temida por alguns vampiros e usa o humor muita vezes nos momentos errados (ou nem tanto), ela não nega que tem medo e nem saí por ai dizendo que é indestrutível. Anita conhece seus limites e várias vezes entendia que não ia sair viva da situação. O que não deixa de ser uma personagem insistente em não desistir, principalmente pelos amigos.
Os outros personagens incluem Jean Claude Van Damme, um dos vampiros mais antigos, cara misterioso e ambíguo; Nikolaos, a vampira que manda na cidade, criaturinha desprezível. Tem ainda Edward, um caçador de vampiros que adora sua profissão, Ronnie, amiga de Anita e detetive, Phillip, que trabalha na Prazeres Malditos e se envolve na investigação com Anita. Além de vários personagens, alguns mais interessantes que outros.
A escritora consegue te prender durante o livro, e apesar de ter a impressão de "ei já li muito sobre vampiros", Laurell trabalha com conceitos antigos e cria também seus detalhes próprios. É diferente a Anita ser primeiro uma ressuscitadora, alguém que traz os mortos, mas é o emprego oficial dela, e ser caçadora fica para os horários vagos. É um bom livro, com tiradas engraçadas em momentos tensos e apesar de ter descoberto quem estava por trás dos assassinatos capítulos antes, não estragou a vontade de continuar.
Voltando para quando descobri que a série tem 22 livros, fiquei um pouco desanimada, mas ei tenho um ship na história e queria insistir. Fui ler spoiler e praticamente o resumo da história e desanimei de vez. Acontece muita coisa estranha com muitos personagens e a Anita, além da quase certeza que nem todos os livros vão ser lançados aqui,
Porém, para quem busca uma leitura vampiresca e sobrenatural, é um livro bem recomendado. Lembrando que tem conteúdo não indicado para leitores muito novos.
Prazeres Malditos da autora Laurell K. Hamilton têm 396 páginas e foi publicado no Brasil em 2007 pela Editora Rocco.
Este livro conta como o tema do mês de abril do Desafio "Alfabeto Literário", em que as letras dos autores eram L e T.
Créditos - Imagem: Skoob, Informações técnicas: Skoob e Wikipédia
Créditos - Imagem: Skoob, Informações técnicas: Skoob e Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá pessoas!
Respeitem os colegas e não exagerem com propagandas aleatórias, ok?
Obrigada por visitar nosso querido blog e comentar! (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚