sábado, 2 de abril de 2016

Livro "O Presente do Meu Grande Amor" - Vários autores #BEDA2016

Não é todo mundo que gosta de ler livros de contos e quando gosta, às vezes não curte todos os contos. "O Presente do Meu Grande Amor" foi um sopro das festas de finais de ano em um março quente e chuvoso. Vamos ao livro!

Sinopse: "Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança."

O Presente do Meu Grande Amor contém contos de vários autores, incluindo Stephanie Perkins (Orgs.), têm 350 páginas e foi lançado no Brasil em 2014 pela Editora Intrínseca.

Fonte e créditos: Skoob


Por que ler livro sobre o Natal, Ano Novo e etc no meio de março? Pelo mesmo motivo que tem gente que vê "Simplesmente Amor" fora do Natal. Tem gosto para tudo e sinceramente o livro tem contos para vários gostos de quem curte o gênero YA. Stephanie Perkins organizou este livro mágico chamando alguns autores conhecidos e outros nem tanto aqui, mas acredito que ela acertou no convite. Vou tentar falar de todos os contos de forma bem resumida e já adianto que não teve nenhum que eu não gostei:

Meias-noites de Rainbow Rowell: Comecei a acompanhar a autora há algum tempo e gosto muito do estilo dela, as histórias são cheias de diálogos e personagens cativantes do seu jeito. O conto é um dos poucos que passam exatamente no Ano Novo e tem uma pegada mais para a realidade. Não chega a ser um dos meus preferidos, mas é bom.

A Dama e A Raposa de Kelly Link: Não conhecia a Kelly, então não sabia muito o que esperar. Esse tem uma pitada de fantasia e apesar de ter gostado muito, achei que faltava alguma coisa. Talvez por ser conto fica meio cortada a história. Sim, a ideia é ser curto, mas faltou completar um pouco, se fosse mais longo não reclamaria.

Anjos na Neve de Matt de La Peña: No início pode rolar uma identificação com o personagem universitário. O protagonista está passando por uma barra e sem comida para o Natal, mas conhece uma moça no prédio que o ajuda. O conto fala sobre ficar sozinho nessa época e a alegria de encontrar alguém para compartilhar as festividades. Também gostei.

Encontre-me na Estrela do Norte da Jenny Han: Não consegui shippar o casal principal, mas não deixa de ser um conto legal! Tem uma ambientação no Pólo Norte mesmo e a personagem principal tem uma história de vida incomum. Se comentar mais alguma coisa entrego a ideia geral, a Jenny foi ótima.

É um milagre de Yule, Charlie Brown! da Stephanie Perkins: A organizadora tinha que acertar né? O moço lenhador da voz bonita, e a moça criadora de animações, um casal muito fofo e uma história bem bonita. Interessante a forma como ela mostrou como as confusões emocionais também mexem com as coisas do exterior. Um dos favoritos.

Papai Noel Por Um Dia de David Levithan: Nada como aceitar o pedido de ser Papai Noel para fazer a irmã do namorado continuar a acreditar, não é? Achei encantador e tocante em alguns detalhes, ao mesmo tempo com o romance, o Natal e a família. Gostei!


Olhem que versões lindas! créditos: a-noveltea (tumblr)

É, sei que falei que gostei de todos já, mas é que achei cada com elementos próximos, mas tão diferentes e bons. Também não quero entregar muito do enredo.

Krampuslauf da Holly Black: Não entendeu o título? Nem eu no começo. Depois comecei a entrar na vibe fantasia e fiquei "Meu Deus, Holly Black, conseguiu me convencer a ir atrás agora dos seus livros!" Um dos meus preferidos, é claro. Fantasias com Natal, festa, casal improvável, chifres e amigos, muito bom.

O que diabo você fez, Sophie Roth? da Gayle Forman: A Sophie do título tem seus momentos complicados na faculdade e é mais uma que acha que vai passar sozinha. Em meio a resmungo que envolve Ned Flanders e suéteres ela encontra alguém para tornar a noite melhor e talvez seus anos na faculdade. Esse ficou entre os que gostei e os favoritos.

Baldes de cerveja e menino Jesus da Myra McEntire: Acho que ainda não entendi a parte da cerveja, mas do menino Jesus ok. Os personagens são bem divertidos e mostra que as pessoas são muito mais do que aparentam. Trata de religião de certa forma, assim como outros do livro e tem a melhor frase de início entre os contos. Comecei a rir apesar de ser sério.

Bem-vindo a Christmas, Califórnia da Kiersten White: O único conto que me fez chorar. Não é tão dramático assim, mas além de romance trata das confusões que a gente sente com a família, distanciamento e o quanto faz falta a conversa. Além da vontade de fugir e sobre: qual é sua casa realmente? Outro conto que ficou entre os que gostei e os favoritos.

Estrela de Belém da Ally Carter: Gostei da escrita da Ally e o conto é ótimo. Não sei ainda se está entre os favoritos, mas tem uma ideia no início bem curiosa. Trata de família também, ou da falta dela. Amor e saudade. Deu uns apertos no coração, mas não chega a ser dramático também. Muito bom!

A garota que despertou o sonhador da Laini Taylor: Este está entre os favoritos, um dos poucos que não se passam nos EUA. A autora criou outro mundo para o conto e tem fantasia e tem deuses e é tipo um conto de fadas diferente? Acho que gostei mais por que quebrou um pouco a sequência dos outros contos e foi bem uou.

Os contos no geral pendem mais para os costumes ocidentais e católicos, mas tem outros costumes citados. Trata também, mesmo que de segundo plano, crescer, esteriótipos, preconceito, amizade, a vontade de ir embora e a descoberta de novas perspectivas de si e das pessoas ao seu redor. É um livro bom e recomendo, principalmente para poder pegar seus contos favoritos e reler no final do ano.

Queria lançar a ideia de alguns autores nacionais escreverem um livro com esse tema também... Ou já tem?

Este post é o segundo do #BEDA2016 e também faz parte do Desafio "Alfabeto Literário" 2016 do blog Mundo de Tinta. As letras do mês de março são B e G, no livro tem o conto da Gayle Forman (com a torta de maçã especial). :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá pessoas!

Respeitem os colegas e não exagerem com propagandas aleatórias, ok?

Obrigada por visitar nosso querido blog e comentar! (ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚

Tecnologia do Blogger.
bookworm like © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.